Adquira o kit com CD-ROM e camiseta do evento por
R$15,00

    

  

 
 


Curso de Tecnologias de Segurança

1º Seminário de Tecnologia da Informação
Outubro/2003

Esta é uma iniciativa do curso de Sistemas de Informação da Faceca - Faculdade Cenecista de Varginha. O evento foi realizado no auditório do Centro Regional de Referência do Professor (antigo SESI), situado à Av. Benjamin Constant, 280 - Varginha - MG. Este será um evento aberto ao público e as palestras começarão a partir das 19 horas, nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 2003.

Durante o evento foram apresentadas palestras sobre temas atuais na área de Tecnologia da Informação, apresentadas por especialistas em seus respectivos campos de atuação, vindos de respeitadas empresas e instituições de ensino de todo o país. O evento propiciou um intercâmbio entre profissionais da área e os acadêmicos do curso de Sistemas de Informação da Faceca. Clique em um dos players abaixo para assistir um clipe com o resumo do evento.

Programação

Quarta-feira
22 de outubro
19h00m Abertura do Evento
19h15m

Questões Éticas e Legais na T.I.
Juliano Vitor de Miranda
A presente palestra objetiva trazer à lume informações preciosas e ao mesmo tempo polêmicas acerca dos principais fenômenos jurídicos ligados sobretudo à Internet. Novas questões como Direito da Informação e à Imagem, Crimes na Rede, Propriedade Virtual e tantos outros que se postam como desafios não só para os operadores da Ciência Jurídica, como também para os profissionais de Tecnologia da Informação.

21h00m

Segurança de Informação: Conceitos Principais e Sua Importância
Sílvio Pacheco
O objetivo é apresentar uma nova visão da Informação, relevando sua vital importância para as empresas, e a necessidade que se têm em protegê-la das ameaças presentes no mundo de hoje. Serão introduzidos os principais conceitos em Segurança da Informação e apresentadas algumas técnicas de ataque e ameaças existentes, as vulnerabilidades geralmente encontradas nas empresas, e as melhores práticas para tornar mais seguro o ambiente computacional de uma empresa. 

Quinta-feira
23 de outubro
19h00m Redes Wireless Usando Padrão 802.11
Egídio Ieno Júnior
O objetivo desta palestra é apresentar uma visão geral sobre o padrão IEEE 802.11. Serão abordados temas como o funcionamento dos equipamentos de redes Wireless baseadas nesse popular padrão, características e recursos (distância, interferências), benefícios (custo), aplicações e segurança. O palestrante é mestre em Telecomunicações e pesquisador na área de redes 802.11.
20h20m

Apresentação do Programa MegaBit
Hélio L. Costa Jr.
Apresentação do programa de "milhagem", que objetiva incentivar os alunos do curso de Sistemas de Informação da Faceca a participarem de atividades extra-curriculares. Os alunos recebem "bits" que corresponderiam às milhas e podem trocar esses "bits" por benefícios diversos.

20h50m O Profissional e o Mercado
Christiano Villas Boas
- Breve retrospectiva do trabalho na história humana
- Mudanças de cenário nos anos 1990 e 2000
- Aptidões e competências
- O trabalho como atividade empreendedora
- Gestão de carreira
- Desafios entre emprego e trabalho
- Cenários e tendências
- Principais áreas e oportunidades
Sexta-feira
24 de outubro
19h00m

Técnicas de Invasão: O Mundo Hacker
Ricardo Kiyoshi
Computadores e redes podem mudar nossas vidas para melhor ou para pior. O mundo virtual tem as mesmas características do mundo real, e há tempos, os eventos de segurança, ataques e invasões em computadores deixaram de ser atividades solitárias e não destrutivas. Durante esta palestra será feita uma demonstração na prática de como os hackers realizam as invasões de rede, serão apresentados os prejuízos causados no ano de 2003, os sites que foram invadidos no mês de outubro, também serão discutidas a cultura e o perfil dos hackers.

20h40m

Segurança de Informação nos Meios de Pagamento VISA
Alessandro Rabelo
O que é a Visanet? Empresa que realiza 53% das transações com cartão no Brasil. Possui 750 mil estabelecimentos afiliados e realiza aproximadamente 800 milhões de transações por ano. Tudo isso, envolvendo muita informação e muito dinheiro. Como é a segurança das transações realizadas com os cartões VISA? Esta palestra aborda questões cruciais de segurança para as empresas e os cidadãos. O passado, o presente e o futuro nos meios de pagamento VISA.

22h30m Encerramento do Evento

Voltar

Dicas

Na Estante
Guia abrangente sobre a segurança de informações no mundo digital. A vulnerabilidade das empresas às ameaças de segurança mostra que é necessário entender o mecanismo de transmissão das informações digitais.


Na Tela
Um dos maiores sucessos de 1999, este filme surpreendeu a todos por suas imagens fantásticas e uma história intrigante. Este foi o primeiro filme de uma trilogia composta ainda por Matrix Reloaded e Matrix Revolutions (a ser lançado em novembro de 2003).


Alessandro Rabelo Silva
Bacharel em Ciência da Computação pelo UNIS-MG (Centro Universitário do Sul de Minas Gerais), Técnico em Eletrônica pelo CETEV (Escola Técnica de Eletrônica de Varginha). Atuei sete anos como técnico de Manutenção na EPTV Sul de Minas (afiliada da Rede Globo) e atualmente sou Analista de Segurança Tecnológica da Informação na Visanet - adquirente de todas as transações com meio de pagamento VISA no Brasil.


Ricardo Kiyoshi
Pós-graduado em Engenharia de Software pela Universidade São Judas Tadeu, bacharel em Matemática pela Fundação Santo de André, técnico em Processamento de Dados pela Escola Técnica Federal de São Paulo, profissional certificado pela Microsoft (MCP). Atuei em diversas empresas como Banco Itaú, Banco Bradesco, CPM, Itaú Seguros. Atualmente sou diretor de desenvolvimento da empresa Batori Software Security.


Christiano Villas Boas
Graduado em Psicologia. Pós-graduado em Pedagogia,  Administração e Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Mestre em Administração. Ex-Professor da Faceca, Unifenas e Faculdade Santa Marta. Atuou em organizações como Banco do Brasil, Sistema Fiemg, General Motors do Brasil/Delphi Automotive Systems e Colégio 3a dimensão. Ex-consultor/instrutor credenciado pelo Senai-Sebrae-Senac. Atualmente é professor na Unincor e Unis e Gerente Geral na Unimed-Circuito da Águas.


Egídio Ieno Júnior
Mestre em Redes de Telecomunicações, com ênfase em Redes Wireless pelo INATEL, graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações também pelo INATEL de Santa Rita do Sapucaí. É pesquisador do padrão 802.11 e defendeu sua dissertação de mestrado versando este tema.


Juliano Vitor de Miranda
Advogado, Mestrando em Direito, Supervisor de RH da Unimed Varginha, Instrutor da En Theos Consultoria em Recursos Humanos, Professor de RH do curso Gestão de Processos do UNIS, bem como palestrante em várias instituições de Varginha e região.


Sílvio Pacheco
Mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia, Psicólogo com Licenciatura pela Universidade Gama Filho, Profissional certificado pela Microsoft (MCSE/MCT/MCP+I) e pela Módulo (MCSO), Ex-Coordenador da Área de Desenvolvimento Componentizado da Bradesco Seguros, Ex-Diretor de Tecnologia da Artelogica Tecnologia Empresarial Ltda, Ex-Coordenador de Internet e ex-professor da Universidade Gama Filho (UGF) e ex-professor da Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ). Atualmente é Consultor da Artelogica Consultoria Ltda.


Hélio Lemes Costa Jr.
www.helionet.varginha.com.br

Doutorando em Engenharia de Produção, na área de Gestão da Tecnologia e da Inovação, pela Universidade Federal de São Carlos; Mestre em Engenharia de Produção, na área de Mídia e Conhecimento,  pela Universidade Federal de Santa Catarina; pós-graduado em Gerência de Informática pela Faceca/Prisma; pós-graduado em Análise de Sistemas pela Fepesmig/UEMG; graduado em Tecnologia de Processamento de Dados pela FAI de Santa Rita do Sapucaí-MG. Coordenador do curso de Sistemas de Informação da Faceca, ex-coordenador tecnológico para Educação à Distância do Centro Universitário Unis-MG; Delegado Regional da Olimpíada Brasileira de Informática; e membro da ISOC (Internet Society). Atualmente é professor do Unis-MG (Varginha) e Faceca.


Voltar

Hélio L. Costa Jr.
(c) 2002-2003