Adquira o kit com CD-ROM e camiseta do evento por
R$15,00

    

  

 
 

3º Seminário de Tecnologia da Informação e Comunicação
Maio de 2005

Pelo terceiro ano consecutivo, o curso de Sistemas de Informação da Faceca - Faculdade Cenecista de Varginha - realizará o seminário sobre Tecnologia da Informação e Comunicação, chamado TecnoFaceca. O evento será realizado no centro de eventos da Faceca (quadra poliesportiva), situado à R. Catanduvas, 173 - Varginha - MG. Este será um evento aberto ao público e as palestras começarão a partir das 18h45m, nos dias 19 e 20 de maio de 2005.

Durante o evento serão apresentadas palestras sobre temas atuais na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, apresentadas por especialistas em seus respectivos campos de atuação, vindos de respeitadas empresas e instituições de ensino de todo o país. O evento propicia um intercâmbio entre profissionais da área e os acadêmicos do curso de Sistemas de Informação da Faceca. Clique em um dos players abaixo para assistir um clipe com o resumo do 1º evento, que aconteceu em 2003.

Programação

Quinta-feira
19 de maio
18h45m Abertura do Evento
18h50m

Integração de Aplicações - Panorama Atual e Desafios
Antônio Expedito Coutinho
Global Value - www.globalvalue.com.br
Belo Horizonte - MG
Apresentação da Integração de Aplicações como um contínuo desafio da área de TI, principalmente nas grandes empresas. Abordando uma visão histórica do uso da integração, mostra o estado da arte em termos de arquitetura, ferramentas e soluções de integração. Visa subsidiar processos de decisão na escolha de alternativas de soluções de integração.

20h50m

Conceitos e Flexibilidade do Sistema de Cabeamento Estruturado
Cristiano Assis
Furukawa - Duna Engenharia - www.duna.eng.br
Belo Horizonte - MG
A palestra abordará os seguintes temas: origem, definição, conceitos, normas e subsistemas do cabeamento estruturado, bem como sua administração eficiente e os benefícios que uma organização pode obter com uma rede de comunicação de dados e voz, bem projetada e instalada. 

Sexta-feira
20 de maio
18h45m

Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos: Uma Perspectiva Atual e Futura
Valter Vieira de Camargo
USP/São Carlos - www.icmc.usp.br/~valter
São Carlos - SP
Nos últimos 30 anos os paradigmas de desenvolvimento de software têm evoluído no sentido de melhorar a manutenção e facilitar a evolução de sistemas. Contudo, muitos desses problemas ainda persistem, e uma pergunta que surge é: até quando essa evolução continuará? Esta palestra visa a apresentar o mais novo paradigma de desenvolvimento de software: a orientação a aspectos. O objetivo é separar os interesses transversais dos interesses funcionais de forma que a manutenção e a evolução dos sistemas sejam melhoradas. Durante a palestra será apresentada uma perspectiva atual das pesquisas e também como está sua utilização na indústria.

20h15m RFID: Evolução e Aplicações
Ralph Möller
QSi - www.qsi.com.br
Rio de Janeiro - RJ
Embora não seja uma novidade tecnológica, uma vez que existe há algumas décadas, a RFID - Radio Frequency IDentification - só agora começa a se tornar amplamente conhecida, o que incrementa sua receptividade pelo mercado. A evolução da tecnologia, aliada aos vultuosos investimentos recentes de fornecedores e clientes, fazem crer que enfim a RFID será aplicada de forma realmente massificada, sendo esta uma forte tendência na automação comercial, tanto no atacado, como no varejo.
Slides da palestra
21h30m Aumento da competitividade através da Gerência de Processos de Negócio
Douglas Vieira Silva
Ícaro Technologies - www.icaro.com.br
Campinas - SP

No mercado atual cada vez mais as empresas precisam ganhar competitividade. Um passo importante para isto é a definição e gerência dos seus processos de negócio. Nesta palestra serão apresentados os principais conceitos de processos e benefícios advindos da sua utilização. Em seguida será discutido como as empresas podem assegurar a aderência aos processos definidos, antecipar problemas na sua execução e extrair métricas de desempenho através da Gerência de Processos de Negócio (Business Process Management). Também será abordada a utilização das métricas obtidas para aprimoramento contínuo dos processos definidos.

Voltar

Dicas

Na Estante
Guia abrangente sobre a segurança de informações no mundo digital. A vulnerabilidade das empresas às ameaças de segurança mostra que é necessário entender o mecanismo de transmissão das informações digitais.


Na Tela
Um dos maiores sucessos de 1999, este filme surpreendeu a todos por suas imagens fantásticas e uma história intrigante. Este foi o primeiro filme de uma trilogia composta ainda por Matrix Reloaded e Matrix Revolutions (a ser lançado em novembro de 2003).


Antônio Expedito Andrade de Morais Coutinho
expedito.coutinho@globalvalue.com.br

Formação: Engenharia Mecânica - UFPE - 1979/1983; MBA - Gestão Empresarial - FGV - 2002/2003; Experiência: 21 anos de experiência, sendo 5 no Grupo Alcoa, 13 no Grupo FIAT e 3 na Global Value Soluções. Áreas de Atuação: Desenvolvimento de Aplicações; Suporte Técnico; Administração de Bancos de Dados; Desenvolvimento/Gerência de Projetos; Quality Assurance; Coordenação de Suporte Técnico.


Cristiano Assis
cristiano@duna.eng.br

Engenheiro Eletricista com ênfase em Telecomunicações - CEFET/MG; Instrutor Credenciado Furukawa - FCP Fundamental, Master e Data Cabling; Professor (Centro Universitário UNA) da Graduação Tecnologica em Rede de Computadores.


Douglas Fabiano Vieira
douglas.silva@icaro.com.br

Bacharel em Ciências de Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da Universidade de São Paulo; Técnico em Processamento de Dados pelo Colégio Batista de Varginha. Quarto lugar na Olimpíada Brasileira de Informática de 1999; Membro da equipe brasileira que disputou a International Olympiad in Informatics; Membro da equipe representante do ICMC/USP na ACM ICPC por três anos consecutivos (2001, 2002 e 2003). Atuando pelos últimos dois anos como Consultor em Tecnologia na área de pré-vendas da Ícaro Technologies, integradora de soluções de gerência com atuação internacional.


Ralph Möller
rfid@ralphmcs.eti.br
Site:
www.ralphmcs.eti.br/rfid

Pós-graduando  no  curso  de  MBA em Gestão de Negócios  pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais do Rio de  Janeiro  (IBMEC-RJ)  e  graduado  em  Tecnologia em Processamento  de  Dados  pela  Pontifícia Universidade Católica  do  Rio  de Janeiro (PUC-Rio). Com mais de 12 anos  de experiência no mercado, tendo se especializado nas  tecnologias  de  RFID  e  smart cards, atua na QSi desde  a  sua  fundação como Consultor em Tecnologia da Informação.


Valter Vieira de Camargo
www.icmc.usp.br/~valter

Doutorando em ciência da computação pela USP de São Carlos na área de engenharia de software, mestre em ciência da computação pela Universidade Federal de São Carlos e tecnólogo pela Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga.
Sua principal atividade de pesquisa é em desenvolvimento de software orientado a aspectos, principalmente frameworks. Faz parte do comitê de organização e do comitê de programa do WASP, o principal evento em desenvolvimento de software orientado a aspectos do Brasil, que ocorrerá no mês de outubro em Uberlândia, em conjunto com o Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES’05). O objetivo do WASP é reunir pesquisadores e representantes da indústria que estejam interessados nessa recente área.


Voltar

Hélio L. Costa Jr.
(c) 2002-2005