5º Seminário de Tecnologia da Informação e Comunicação
Maio de 2007

Pelo quinto ano consecutivo, o curso de Sistemas de Informação da Faceca - Faculdade Cenecista de Varginha - realizará o seminário sobre Tecnologia da Informação e Comunicação, chamado TecnoFaceca. O evento será realizado em dois locais: no auditório do Centro Regional de Referência do Professor, no dia 17/05 (quinta-feira) e no auditório do Colégio Cenecista Catanduvas no dia 18/05 (sexta-feira), ambos situados na Av. Benjamin Constant, em Varginha - MG. Este será um evento aberto ao público e as palestras começarão a partir das 19h00m, nos dias 17 e 18 de maio de 2007.

Durante o evento serão apresentadas palestras sobre temas atuais na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, apresentadas por especialistas em seus respectivos campos de atuação, vindos de respeitadas empresas e instituições de ensino de todo o país. O evento propicia um intercâmbio de experiências e informações entre profissionais da área e os acadêmicos do curso de Sistemas de Informação da Faceca. Clique em um dos players abaixo para assistir um clipe com o resumo do 1º evento, que aconteceu em 2003.

Confira a programação abaixo.

Quinta-feira
17 de maio

Local:
Centro de Referência do Professor

19h00m

Abertura

19h10m

Automação Residencial e Mercado de Trabalho
Fabrício de Carvalho Silva
Redes e Cia - www.redesecia.com.br
Lavras - MG
A palestra irá abordar conceitos novos e promessas desafiadoras, em que vários sistemas se integram em uma convergência de comunicação entre seus dispositivos. O objetivo é o de responder de forma rápida e eficaz as novas solicitações da sociedade, cada vez mais tecnológica e exigente. Apresenta também as oportunidades tanto para usuários finais como para as empresas prestadoras de serviços e os profissionais que desejam trabalhar nesta área.

21h00m

Tecnologia de Informação na Microempresa de Varginha
Rafael Rodrigues de Souza
Varginha - MG
A Tecnologia da Informação é considerada, no ambiente organizacional, uma ferramenta essencial na busca do sucesso. O cenário é de constantes mudanças tanto das ferramentas, quanto do mercado. Visualizando este cenário, foi feito um estudo sobre o uso da Tecnologia da Informação nas microempresas na cidade de Varginha-MG, buscando identificar as características da TI utilizada, além dos principais problemas e soluções encontradas. Estas informações serão apresentadas e poderão ser utilizadas por empresários, profissionais do setor e estudantes na implantação da tecnologia nas empresas.

21h40m

Clusters
Alunos do 8º Período BSI - Faceca
Varginha - MG
A palestra apresenta os resultados de um experimento prático realizado pelos alunos do 8º período do curso de Sistemas de Informação da Faceca com Clusters (Um sistema de computação paralela que soma vários computadores para se obter maior desempenho e/ou confiabilidade). Os clusters têm sido considerados como boas alternativas para se atingir alta capacidade computacional e alta disponibilidade com baixo investimento em hardware.

Sexta-feira
18 de maio

Local:
Colégio Catanduvas

19h00m

Gerenciamento de Projetos: Por que Conhecê-lo?
Ralph Möller
Vertical do Brasil - www.vcsy.com
Rio de Janeiro - RJ
Após mais de três décadas de existência, começam a se consolidar no Brasil as práticas em gerenciamento de projetos preconizadas pelo PMI. O reconhecimento pelo mercado de que uma abordagem estruturada e científica do desenvolvimento de um projeto, ao longo de todo o seu ciclo de vida, maximiza suas chances de sucesso, tende a mudar significativamente as perspectivas de atuação para os profissionais, uma vez que estes, cada vez mais freqüentemente, passarão a se deparar com ambientes de trabalho com maior nível de maturidade em seus processos e também serão cobrados para apresentar embasamento nestes conceitos. Que conceitos são estes, por que é melhor conhecê-los, em que eles podem benificiar um projeto e como tornar-se um gerente de projetos certificado pelo PMI serão questões abordadas nesta palestra.
Slides da palestra.

21h00m

Java para a Pequena e Média Empresa
Vinícius Caldeira Carvalho
MGJUG - www.mgjug.com.br
Belo Horizonte - MG
O mercado SMB (Small and Medium Business - Pequena e Média Empresa) é o maior mercado de desenvolvimento de software do país. Para o sucesso de uma aplicação neste segmento, a mesma deve ser simples de ser codificada e ao mesmo tempo oferecer robustez e escalabilidade. A plataforma Java, representada pelo JEE 5.0, traz grandes novidades na simplificação do desenvolvimento de aplicações coorporativas. O foco da palestra é apresentar a plataforma JEE 5.0 e todo suporte que a mesma oferece para o desenvolvedor nas SMB, como ferramentas de desenvolvimento, servidores de aplicação e bancos de dados nativos. Todas soluções são focadas na produtividade do desenvolvimento com toda robustez da plataforma Java.

22h20m

Encerramento


Alunos do 8º Período de Sistemas de Informação

Leofrancis Veiga, Diego Benatti e Fernando Elias são profissionais de tecnologia da informação, com experiência em projetos de rede, automação e telecomunicações, em Varginha e região. Estão cursando o último período do curso de Sistemas de Informação da Faceca e, juntos, estão implantando um cluster de alta disponibilidade na empresa Coleção. O objetivo da palestra é compartilhar com os colegas os conhecimentos que adquiriram neste projeto prático.


Fabrício de Carvalho Silva
Redes e Cia - www.redesecia.com.br

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Lavras. Certificação Furukawa Fundamental. Certificação Furukawa Master. Atualmente trabalha como Consultor de Projetos de TI na empresa Redes&Cia, Lavras - MG.
Tem experiência na área de tecnologia da informação com consultoria e desenvolvimento de projetos na área de cabeamento estruturado, LANs, wireless outdoor/indoor, sistemas de vídeo-vigilância e automação.


Rafael Rodrigues de Souza
http://geocities.yahoo.com.br/rafaelvga

.Mestre em Administração de Empresas pela FACECA, graduado em Ciência da Computação pelo UNIS-MG, Técnico em Processamento de Dados pelo Colégio Batista. Atuou como gerente de TI no Colégio Marista de Varginha atua no planejamento e desenvolvimento de sistemas pela VSoft Informática, é professor no curso de Ciência da Computação da UNINCOR e do curso de Sistemas de Informação da UEMG-Campanha.


Ralph Möller
Vertical do Brasil - www.vcsy.com

Gerente de Projetos com Certificação PMP (Project Management Professional), do Project Management Institute (PMI), filiado ao PMI e ao PMI Rio, Especialista em Tecnologia da Informação (TI), pós-graduando no curso de MIT em Governança da TI pelo Instituto Infnet, pós-graduado no curso de MBA Executivo em Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ, graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela PUC-Rio, com mais de 14 anos de experiência no mercado, atua na Vertical do Brasil como Consultor em Projetos e Desenvolvimento.


Vinícius Caldeira Carvalho
Grupo de Usuários Java de Minas Gerais - www.mgjug.com.br

Arquiteto de sistemas pela Synos Technologies. Possui as certificações Sun Certified Enterprise Architect, IBM SOA Solution Designer e JBoss advanced J2EE developer. Trabalha com J2EE há 5 anos, e atualmente atua na área de prospecção de novas tecnologias, consultoria e pré-venda, dando ênfase nas áreas de SOA, BPM e Business Driven Development. Vinícius é um dos coordenadores do MGJUG, o grupo de usuários Java de MG, e membro ativo nas comunidade JBoss.

Voltar

Visite o site com a programação alternativa ;-)