6º Seminário de Tecnologia da Informação e Comunicação
Maio de 2008

Pelo sexto ano consecutivo, o curso de Sistemas de Informação da Faceca - Faculdade Cenecista de Varginha - realizou o seminário sobre Tecnologia da Informação e Comunicação, chamado TecnoFaceca. O evento foi realizado no auditório do Colégio Cenecista Catanduvas nos dias 20 e 21 de maio. Foi aberto ao público em geral e teve a presença de estudantes de Tecnologia de Varginha e da região, além de empresários e profissionais de TI que vieram se atualizar sobre temas de relevância.

Durante o evento foram apresentadas palestras sobre temas atuais na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, apresentadas por especialistas em seus respectivos campos de atuação, vindos de respeitadas empresas e instituições de ensino de todo o país. O evento propiciou um intercâmbio de experiências e informações entre profissionais da área e os acadêmicos do curso de Sistemas de Informação da Faceca.

Veja um clip com trechos das palestras realizadas em 2008.

Confira a programação abaixo.

Terça-feira
20 de maio
19h00m

Abertura

19h10m

Mundo da Mobilidade: Tendências e Sistemas
Vitor Lentini Faria
Varginha - MG
A necessidade de poder tomar decisões em qualquer lugar e de ter dados importantes sendo acessados do seu celular criam grandes oportunidades para o mercado de tecnologia móvel no mundo. Não é por acaso que Google, Yahoo e outras grandes empresas olham como nunca para este mercado de mobile.
Esta palestra tem como objetivo abordar tópicos sobre o mercado e tendências em tecnologias móveis, além de informações básicas sobre programação em Java ME, versão do Java voltada ao desenvolvimento de aplicativos para celulares.

21h00m

Governança de Tecnologia da Informação
Rafael Castro
Belo Horizonte - MG
A TI - Tecnologia da Informação - da sua empresa gera valor para o negócio? As pessoas assumem a responsabilidade pelas decisões tomadas e pela efetividade de uso da TI? Cada vez mais as organizações estão exigindo que a TI trabalhe de forma estratégica e gerencie com eficácia os investimentos. Uma governança de TI organizada e efetiva tornou-se requisito na luta por novos mercados e prosperidade dos negócios.

Quarta-feira
21 de maio
19h00m

Direito e Tecnologia: Relações entre Propriedade Intelectual e Internet
Victor Hugo Pereira Gonçalves
Rodrigues Gonçalves Advogados Associados
São Paulo - SP
A palestra irá versar sobre Direitos Autorais e Internet - Novos paradigmas, onde serão apresentadas questões existentes em relação à propriedade intelectual e às tecnologias de informação e comunicação.

21h00m

Criptografia e Segurança de Sistemas
Gumercindo Lúcio Naia
São Paulo - SP
A cada dia as empresas dependem mais e mais de seus sistemas de informação e de suas redes de comunicação. Tais recursos se tornaram tão valiosos quanto o próprio capital investido na empresa. Portanto é preciso proteger este patrimônio e garantir a continuidade dos negócios, através de ferramentas que tornem o uso da informação mais seguro. A criptografia é uma das principais ferramentas para tal fim. A palestra apresentará uma visão geral dos problemas de segurança na Internet e nas redes de dados, um histórico da encriptação ao longo dos tempos, as modernas técnicas de encriptação de dados e o que já se sinaliza para o futuro.


Gumercindo Lúcio Naia

Engenheiro de telecomunicações, com atuação nas áreas de antenas, transmissão e controle. Ex-professor de cursos técnicos em várias disciplinas, com destaque para a física experimental. Atuou em várias empresas de pequeno porte como fundador, gerente administrativo e gerente técnico. É membro fundador do Instituto de Ciências Aplicadas DNAx, que é uma entidade de pesquisa sem fins lucrativos, e que tem como principal objetivo o desenvolvimento teórico e aplicado da tecnologia DNAx, que é uma criação do fundador do instituto, o engº Róbinson G. Caputo. (A tecnologia DNAx é um desenvolvimento matemático que - através de relações polinomiais - conseguiu descrever de forma contínua no tempo um pulso de onda quadrada. Esta tecnologia está patenteada nos USA).


Rafael Castro
www.ipem.mg.gov.br

Pós-graduado em Governança de Tecnologia da Informação pela UFLA - "Universidade Federal de Lavras" e Bacharel em Sistemas de Informação pela Faceca - "Faculdade Cenecista de Varginha". Atualmente é responsável pelo Núcleo de Informática do Inmetro/Ipem-MG - "Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial", em Belo Horizonte, e também pelo projeto de implantação, em todo o Estado de Minas, do novo sistema integrado do Inmetro, que tem como principal característica a total integração de toda frente de trabalho com padrões de informações pré-definidas. Sua abrangência está desde o nível operacional a relatórios financeiros e informações de alta direção. Líder de projetos em desenvolvimento de novas soluções e correções nos atuais sistemas de gestão e governança de TI utilizando frameworks de boas práticas e guia PMBOK para o gerenciamento das carteiras de projetos.


Victor Hugo Pereira Gonçalves
www.rodriguesgoncalves.adv.br

Advogado atuando em São Paulo, sócio do escritório "Rodrigues Gonçalves Advogados Associados", formado em História pela USP, consultor jurídico da ABUSAR - "Associação Brasileira dos Usuários de Acesso Rápido", Vice-Presidente da "Comissão de Responsabilidade Social da OAB/SP", Presidente da "Comissão de Responsabilidade Social da OAB/SP", subseção Pinheiros, Professor da FATEC - "Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba", em  "Direito Empresarial" e "Segurança Empresarial", Pesquisador do Grupo de Perícia Forense ligado ao CNPQ - "Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico".


Vitor Lentini Faria

Tem 25 anos, é um aficionado por novas tecnologias e graduado em Engenharia de Telecomunicações pelo "Instituto Nacional de Telecomunicações", o INATEL em Santa Rita do Sapucaí.  Master in Business Administration em "Gestão de Tecnologia" da Informação pela FGV - "Fundação Getúlio Vargas". Possui experiência no desenvolvimento de programas em linguagem Java para WEB e para dispositivos móveis, tendo trabalhado em parceria com a Nokia dentro do INATEL. Atualmente trabalha como desenvolvedor Java em uma grande multinacional de TI.


Voltar

Visite o site com a programação alternativa ;-)